Defendido o primeiro TCC de um aluno indígena na UFPA
Um momento histórico para a Universidade Federal do Pará. Foi realizada, nesta quinta-feira, 12, a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um estudante indígena na Instituição. O discente da etnia Tembé, Jorge Alberto Sarmento dos Santos, em conjunto com o colega Cristiano Aguiar, defendeu o trabalho intitulado “Contabilidade em Instituição Indígena: um estudo da prestação de contas da Associação do Grupo Indígena Tembé das Aldeias Sede e Ituaçu (Agitasi)”, orientado pela professora Tany Ingrid Sagredo Marin.
A defesa ocorreu no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) da UFPA. O estudante recebeu conceito excelente e irá se formar em Ciências Contábeis. O estudo mostra como a contabilidade pode ajudar na administração da Associação Agitasi, das aldeias Tembé, a fim de contribuir para sua melhoria.
Marco - “Este é um marco para a Universidade, porque é o primeiro indígena a se formar a partir de um programa da Instituição. Ele só está aqui porque foi criado um programa que facilitou o seu acesso ao conhecimento, o qual foi criado, também, a partir das solicitações dos povos indígenas. Esta é mais uma conquista que nós tivemos, pois é justamente o ensino superior que nos permite ganhar novas lideranças para compor nossos quadros de funcionalismo. Sair daqui com o diploma em mãos é, também, a possibilidade de cumprirmos com o nosso papel de cidadão, como indígena , para a nossa aldeia e os nossos povos”, disse Edimar Fernandes.
Incentivos - Além do Processo Seletivo, a UFPA também oferece alguns incentivos para a permanência dos estudantes de origem indígena, como o Programa Auxílio Permanência Estudantil Especial, que visa atender demandas, como moradia, transporte, alimentação e aquisição de material didático. Os alunos indígenas podem, também, solicitar à Instituição alimentação gratuita no Restaurante Universitário.
Texto: Beatriz Santos/ Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira
Fotos: Laís Teixeira
Comentários
Postar um comentário