Postagens

Mostrando postagens de outubro 31, 2012

Peixe e Gente no Ciência às 7 e meia

Imagem
O Musa organiza exposição sobre a vida e a cultura dos índios Tukano e Tuyuka que habitam o Alto Rio Tiquié, no noroeste amazônico (Fotos: Juan Soler e Marcella Rufino). Com o título de “Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca”, o projeto  Ciência às 7 e meia,  do Museu da Amazônia/Musa leva no próximo dia 31 de outubro ao Teatro Direcional do Manauara Shopping, a cosmologia do povo Tukano que habita a região amazônica. Aloisio Cabalzar (ISA), Ennio Candotti (Musa), Tarcísio Barreto (Conhecedor Tukano) e Guilherme Tenório (Conhecedor Tuyuka) vão apresentar o que está sendo preparado para a exposição “Peixe e Gente”, a ser inaugurada no próximo mês, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na zona leste de Manaus.            Fotos: Juan Gabriel Soler A exposição “Peixe e Gente” vai abordar a cultura e as tradições do povo Tukano e ocupará cerca de 1000m2 do centro de visitação do Museu da Amazônia,...

TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO AMAJARÍ PARTICIPARAM DO V INTERCULTURAL DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ENSINO MÉDIO

Três Escolas do Amajarí participaram do V Intercultural das Escolas d o Ensino Médio “O Fruto do Nosso estudo e trabalho” Promovido pela Divisão Escolar Indígena- DIEI/SECD. Foram as Escolas Estaduais Indígenas Tuxaua Manoel Horácio- Comunidade Guariba, Tuxaua Raimundo Tenente- Comunidade Araçá e Santa Luzia- Comunidade Três Corações. Esse Intercultural teve como objetivo apresentar, socializar e articular os trabalhos e as experiências das atividades e projetos desenvolvidos pelos os alunos e professores das Escolas do Ensino Médio Regular promovendo o intercâmbio, avaliando e propor melhorias na qualidade de ensino, para fortalecer e valorizar a cultura dos povos indígenas de Roraima. Participaram 23 escolas das regiões de Surumú, Serra da Lua, Serras, Taiano, Baixo Cotingo, São Marcos, Murupu, Raposa, Amajarí. A Escola Estadual Indígena Santa Luzia apresentou o Projeto “Viva Natureza” tendo com linha unificadora é de preservar a natureza e cultivar mais plantas para que no futuro ...