Rede de Saberes realiza II Encontro Temático de Saúde Indígena



Neste fim de semana, 30 e 31 de julho ocorreu em Dourados o II Encontro Temático Saberes Tradicionais e Científicos - Ciências da Saúde. Foi ministrado pela antropóloga na área de saúde Dra. Luciane Ouriques.
Entre os assuntos abordados está a relação e a possível dinâmica entre a medicina ocidental e a medicina tradicional indígena. Luciane também contou alguns exemplos de médicos e xamãs que cooperaram para ajudar um paciente, que se tivesse sido cuidado apenas pelo médico teria tido a perna amputada. Ela também trabalhou com assuntos como a forma dos acadêmicos da área da saúde combaterem o alcoolismo nas aldeias com maneiras alternativas e considerando as representações de saúde e doença de cada povo indígena.

A forma como a professora abordou os temas e sua dinâmica de trabalho chamou ainda mais a atenção dos acadêmicos, que até mudaram a visão sobre sua própria área.  Os alunos do Rede de Saberes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) elogiaram Luciane e concluíram que seu curso foi muito importante para que se tornem profissionais que consigam trabalhar o melhor da saúde de ambas culturas na sua atuação, tanto ocidental quanto tradicional.

Com a frase “A cultura é dinâmica, fazer o futuro é possível”, a Dra. Luciane Ouriques resume a perspectiva de superação dos problemas de saúde existentes em cada comunidade com a participação de todos os envolvidos: rezadores, xamãs, lideranças, comunidade e equipe médica.

Por Gabriel Landa

Veja as fotos no site www.rededesaberes.org 

Comentários

Postagens mais visitadas