Desfile de 7 de Setembro de Osasco leva às ruas o mundo da literatura

Este ano, em seu tradicional Desfile de 7 de Setembro, além de comemorar a Independência do Brasil e a conquista de uma nação livre e soberana, a cidade de Osasco também homenageia outra forma de independência, aquela proporcionada pela exploração ao mundo literário e do letramento.

Sob o título "Literatura: Arte em Palavras - Seduzindo Corações e Mentes", o desfile foi idealizado a partir de dezenas de encontros que alunos e professores da rede municipal de educação tiveram com escritores brasileiros consagrados. Os encontros, na forma de entrevistas e palestras, aconteceram entre junho e agosto e levaram à cidade nomes como: Daniel Munduruku, Ana Maria Machado, Elvira Vigna, Ferrez, Eva Furnari, Marina Colassanti, Laerte, Bartolomeu Campos de Queirós e Lucia Hiratsuka, entre outros, num total de 36 autores.

O projeto teve como proposta ampliar os índices de leitura e letramento em Osasco, fazendo um "passeio" pelo universo literário desde antes da escrita até os dias atuais. Foram disponibilizados 23 mil livros para 14 mil alunos, de 55 escolas do município. Estes livros trouxeram 152 mil títulos, abrangendo gêneros como drama, aventura, romance, poesia e quadrinhos.

Desfile

Irão participar do desfile cívico militar um total de 90 entidades, entre associações, efetivo militar e 58 unidades educacionais municipais, que levarão à avenida aproximadamente 10.200 participantes. O evento, para o qual é aguardado um público de cerca de 40 mil pessoas, começa às 8h e tem término previsto para às 13h e acontece na Avenida dos Autonomistas, entre as ruas Antônio Agu e Dona Primitiva Vianco, no Centro da Cidade.



Departamento de Comunicação Social
Fone: 11 3652-9456/ 11 3652-9520
Diretora: Emilia Cordeiro
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas