Jefferson Praia homenageia escritor indígena Daniel Munduruku

[Foto: senador Jefferson Praia (PDT-AM)]
Página Multimídia

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) homenageou nesta quinta-feira (8) o escritor indígena Daniel Munduruku. Autor de obras como Histórias de Índio e Meu avô Apolinário, Munduruku, de acordo com o senador, tem contribuído com a preservação da cultura indígena com suas dezenas de livros - a maioria deles adotada no ensino fundamental.

Jefferson Praia leu trechos de reportagem publicada pela revista Istoé a respeito da trajetória do líder indígena, professor de filosofia, criado na aldeia Maracanã, no interior do Pará. De acordo com a revista, entre as 31 obras de Munduruku - muito elogiadas por escritores como Moacyr Scliar -, há uma enciclopédia de verbetes nativos, vencedora do Prêmio Jabuti.

A matéria também conta que Munduruku, cujo nome de batismo é Daniel Monteiro da Costa, foi educado por missionários católicos, em aulas onde era proibido utilizar o idioma indígena. Hoje, é ativista pelos direitos indígenas, tem um blog e faz doutorado em educação.

O senador também leu o texto Piolhos, Poesia e Política, a transcrição de uma palestra em que o próprio Munduruku faz uma reflexão sobre os significados da expressão "relações harmônicas do homem com a natureza" à luz da tradição cultural indígena.

Na ocasião, o professor disse que, com seus antepassados, aprendeu que "nós não somos donos da teia da vida, somos apenas um de seus fios, e que a gente não tem posse sobre o ambiente, a gente tem parceria, a gente tem que viver como parceiros e não como donos, até porque a terra nos é dada, a natureza nos é dada, a vida nos é dada como um brinde, como um presente, e a gente devia tratar isso como um presente que a gente tem que cuidar direito".

Da Redação / Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas