O Memorial da América Latina, em São Paulo, organiza a exposição "Viagem Noturna - Arte Indígena: Preservação" de 28/junho a 3/agosto.

Memorial da América Latina convida a todos a uma 'Viagem Noturna' ao acervo indígena, exibe filmes e discute as questões da preservação e identidade

“Quando falamos em preservação, nos referimos a objetos que fazem parte de uma cultura, que não foram feitos simplesmente por fazer, senão que compõem uma narrativa de simbolismo e tradição”
Daisy Estrá, curadora

A Fundação Memorial da América Latina abre a exposição “Viagem Noturna – Arte Indígena: Preservação” em 28 de junho, na Galeria Marta Traba, com entrada franca.
A mostra propõe ir além da beleza plástica dos objetos. Busca uma reflexão sobre a cultura material do índio, a perda e a reconquista de suas tradições. Para esta “Viagem Noturna”, foi construído um ambiente à meia-luz que leva em conta a fragilidade das peças, protegendo-as de danificação.
Organizada por especialistas familiarizados com a cultura indígena, tradicional e atual, o acervo da Cid Collection sob a guarda do Memorial conta com aproximadamente 1.200 objetos da cultura material indígena de produção recente, com suportes e dimensões variados. As peças que compõem a coleção foram divididas em 11 categorias: adornos plumários, trançados, grafismos, cerâmicas, instrumentos musicais e de sinalização, armas, indumentárias e adornos de matérias ecléticos, objetos tecidos, utensílios e implementos, objetos rituais, mágicos e lúdicos e objetos de comercialização.
Os objetos expressam as culturas de diversas etnias como Xicrin (PA), Bororo (MT), Xingu (MT), Yanomami (AM e RR), Karajá (TO), Urubu-Kaapor (MA), Zoró (RO), Wayana (PA), Wajãpi (AP), Rikbaktsa (MT), Koxinawá (AC) e passaram por diversas etapas de restauração e conservação desde que chegaram ao Memorial.
Serão exibidos continuamente os documentários “Xingu Terra”, 1979, de Maureen Bisilliat, com fotografia de Lucio Kodato e narração de Orlando Villas Bôas, e “Iauaretê/Cachoeira das Onças”, 2006, de Vicente Carelli, além de uma filmagem sobre a conservação e restauração do acervo indígena no Memorial. Está programada também uma mesa redonda, com a participação de especialistas (representante indígena, conservador/restaurador, museólogo e comerciante), que discutirão o tema da Preservação.
O Memorial passou a ser guardião temporário do Acervo de Arte Indígena da Cid Collection, ligada ao Banco Santos, em dezembro de 2005, por resolução judicial (processo 2005.61.81900396-6, 6ª Vara Criminal Federal Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de Valores, em processo de tombamento – resolução 14/CONPRESP/2005).
Saiba mais: Memorial aceita desafio de recuperar acervo indígena

Ficha técnica:
Curadoria da Conservação
Daisy Estrá
Coordenação Geral
Adriana Beretta
Conceituação do roteiro de textos e imagens
Maureen Bisilliat
Cenografia e Montagem
Marcos Albertin
Produção
Ângela Barbour
Trilha Sonora
Carlos Dourado

“Viagem Noturna – Arte Indígena: Preservação”

Período: 28 de junho a 3 de agosto
Entrada franca
Galeria Marta Traba - Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (portões 1 e 6)
Funcionamento: e terça a domingo, das 9 às 18h
Tel.: 3823-4600

Comentários

Postagens mais visitadas