Postagens

Mostrando postagens de 2014
Imagem
Entrevista concedida para o Jornal A Tarde, de Salvador. Particularmente eu gostei da entrevista e acho dá para ter uma visão geral do venho propagando ao longo de minha trajetória pessoal e profissional. Boa Leitura! Aguardo comentários. "Índio é invenção total, folclore puro" Tatiana Mendonça Tags:   abre aspas COMENTÁRIOS (0) -A A+ Fernando Vivas | Ag. A TARDE O escritor Daniel Mundukuru Volta e meia, o paraense Daniel Monteiro Costa, 50, ouve cochichos de desconhecidos apostando se ele é ou não índio. Quase sempre concluem que não, já que anda vestido como qualquer outra pessoa, fala português corretamente, escreve livros, ganha prêmios - como o Jabuti e a Ordem do Mérito Cultural, da presidência da república - e ainda tem doutorado em educação pela USP. Sempre que isso acontece, Daniel fica feliz. Não se considera um índio, esse "apelido horroroso", mas tem orgulho de ser munduruku, etnia a que pertence. "

Daniel Munduruku está na lista dos 48 escritores que irão representar o Brasil no Salão do Livro de Paris em 2015.

Daniel Munduruku está na lista dos 48 escritores que irão representar o Brasil no Salão do Livro de Paris em 2015. Ao lado dos amigos Davi Kopenawa, Betty Mindlin, Paulo Lins, Ferréz Escritor, Antonio Torres, entre outros, o Diretor-Preside nte do Instituto Uka procurará parcerias para novos projetos no Brasil. A notícia chegou no momento em que Daniel está em Salzburg, na Áustria, participando da 10o. Festival de Cinema Brasileiro e da Semana de Literatura local. Abaixo segue a notícia da assessoria de imprensa do Ministério da Cultura. Em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, anunciou nesta terça-feira (9/12) os nomes dos 48 escritores que representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015. Na 35ª edição do evento, entre 20 e 23 de março, o Brasil será o país homenageado e contará com espaço de 500 metros quadrados destinados à venda, exposição de livros e palestras com autores. Haverá ainda progra

Roda de conversas em Ourilândia do Norte

Imagem
Registro de minha passagem por Ourilândia do Norte, no Pará, dentro do Projeto Roda de Conversas da Fundação Vale. Na ocasião tive oportunidade de visitar a aldeia dos parentes Kayapó, conversar com os educadores da aldeia e bater um papo com jovens estudantes do ensino médio e EJA.

O Mistério da Estrela Vésper

Imagem
Acabo de receber via correios o meu mais novo livro para jovens: O Mistério da Estrela Vésper. Trata-se de um romance juvenil repleto de aventuras que mescla busca de identidade, afetos, memórias pessoais, reflexões com compreensão da memória ancestral e sentido da existência. É meu primeiro livro em que a personagem central é uma jovem cheia de sonhos e que também é a narradora da história. Espero que gostem e compartilhem com os amigos em suas redes sociais. O livro foi lançado pela Editora Leya e faz parte de uma trilogia que iniciou com o livro "O olho da Águia" e cujo terceiro título, ainda sem nome, sairá em 2015.

Lançamento do livro: "Das coisas que aprendi", de Daniel Munduruku na Bahia!

Imagem
Em breve novo lançamento de Daniel Munduruku: "Das coisas que aprendi" terá sua festa de lançamento em Salvador por ocasião do aniversário do  Grão De Arroz Salvador . Quem puder, compareça. Xipat Oboré (tudo de bom)!

LITERATURA VIVA NO SESI DE JUNDIAÍ

Imagem
Registro de minha passagem nas unidades do SESI de Jundiaí por ocasião da participação no Projeto Literatura Viva. Um rico momento de encontro com os leitores.

Marina Colasanti é homenageada com Sala de Leitura na Biblioteca do Instituto UKA

A escritora Marina Colasanti que participou da II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO foi homenageada pelo Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais, que dedicou uma sala de leitura na Biblioteca Comunitária Bartolomeu Campos de Queirós - sede do instituto em Lorena - SP, à autora reconhecida no Brasil e exterior por sua obra, em especial os contos de fadas. Saiba mais. www.institutouka.blogspot.com www.facebook.com/instituto.uka ukacontato@gmail.com Clique e assista.

Campanha "Eu Quero o Plano do Livro, Leitura e Literatura e Biblioteca em Minha Cidade".

Imagem
Durante a II JORNADA LITERÁRIA DO VALE HISTÓRICO  Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais  e o  Polo ValeLendo  de leitura, lançaram em Lorena a Campanha "Eu Quero o Plano do Livro, Leitura e Literatura e Biblioteca em Minha Cidade". Nosso intuito com essa mobilização apartidária, é demandar aos órgãos e gestores públicos a criação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca para as cidades do Vale do Paraíba. Os objetivos dos PMLLLBs são: estabelecer pol íticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas garantindo recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; Promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade (diversidade de temas, títulos, editoras e autores na produção editorial e nos acervos); Desenvolver e apoiar ações de literatura; contemplar escritores, editores e livreiros. Para manifestar seu

Mundurukar é....

Imagem