FLIMT - Feira do Livro Indígena do Mato Grosso terá atividades para todos os públicos

Há uma semana para o início da única Feira do Livro indígena existente no país e a única do Estado presente no Circuito de Feiras da Biblioteca Nacional, a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso divulga a programação oficial do evento que tem início no dia 23 de novembro.
A solenidade de abertura acontecerá a partir das 19h30 do dia 23 com a presença de autoridades, escritores e artistas indígenas e não indígenas e é aberta ao público.

Durante o evento, haverá uma abertura espiritual e em seguida Shaneihu Yawanawa, do Acre cantará algumas canções pertencentes ao seu povo; no dia 24 acontece a partir das 9h a Reunião sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura de Mato Grosso - PELL/ MT, que pretende debater o fomento e difusão da leitura no estado; durante os três dias,  acontecem sempre das 10h as 11h as oficinas voltadas para educadores, estudantes, pesquisadores e o público em geral; ás 11h acontece também o Encontro com o Escritor, momento em que autores como Daniel Mundurku, Olívio Jekupé, Roni Wassiri, Carlos Tiago e Elias Yaguakã apresentam suas obras para o público. No dia 26 as 9h, o Cacique Raoni marca presença com suas ‘sábias palavras’.

Convidado especial do Evento, o Cacique vem até Cuiabá, dar voz aos povos do Xingu. No período da Tarde, iniciam as atividades como bate-papo, mesas e palestras.
A partir das 17h o Instituto INCA realiza a Mostra Audiovisual “Olhares sobre os Povos da Mata” e as 19h30, acontece a ‘Festa no pátio’, momento de música e literatura. No dia 24, a Festa no Patio realiza ainda a entrega do prêmio do Concurso da Logomarca dos 100 anos da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça.

Além da programação o público poderá encontrar a ‘Livraria da Feira do Livro indígena’  e o ‘Espaço da editora’. Na Livraria, as editoras estarão comercializando as obras; já no Espaço da Editora, cada uma levará um autor e sua obra para confraternizar com o público presente. O Público poderá visitar exposições de Artefatos e fotos, além de conhecer um pouco mais do Palácio da Instrução, Patrimônio histórico do Estado.

A FLIMT integra ainda os Projetos Encontro da literatura indígena e Projeto Conversando sobre literatura e cultura indígena com o intuito de fortalecer os escritores indígenas, que nos últimos anos vem ganhando espaço no setor literário. Com relação a publicação de obras de autores indígenas, existe um número considerável de produção no país, considerando a característica oral dessas comunidades. Só no Catalogo do Núcleo de Escritores indígenas existem mais de 60 obras e Daniel Munduruku, é um dos autores com mais publicações, chegando a 42 livros em sua trajetória.
Nessa mapeamento não constam as obras publicadas de forma independente, através de Projetos e Instituições governamentais.
A FLIMT é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de MT, com patrocínio da Petrobrás e Governo Federal. Mais informações pelo blog WWW.flimt.blogspot.com , flimt@cultura.mt.gov.br e (65) 3613-0222


Naine Terena
www.imprensaprojeto.blogspot.com 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel Munduruku soube de você hoje na TV SESC no programa índio na tv, onde vc faz comentários sobre os doc produzidos por indígenas. Fiquei super orgulhosa de você. Meu nome é márcia, esse ano me identifiquei como indígena no ibg, porque sei que a identificação parda surgiu como politica de apagamento da identidade negra e indígena. Minha avó nunca falou que que era indígena, a única coisa que eu sei é que o pai dela foi criado por uma portuguesa. É possível que ele tenha sido tirado da sua aldeia ainda pequeno em Santarém, imagino que eu tenha descendência Munduruku por parte de mãe e Mura por parte de Pai. Mas essa história foi apagada na minha família. Gostaria de trocar ideias com vc meu e-mail é: marcianeho@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas