2 de ago de 2011

Ziraldo abre feira literária em São Bernardo

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC


Começou ontem, apenas para convidados, em São Bernardo, a 1ª Felit (Feira Literária de São Bernardo). Voltado ao público infanto-juvenil, o evento reunirá no Pavilhão Vera Cruz, durante as duas próximas semanas, escritores, editoras e seus produtos e debates sobre o segmento literário.

O evento abre ao público a partir de hoje até o dia 14, de segunda a sexta, das 8h às 18h e de sábado e domingo, das 10h às 21h.

Além de autoridades e representantes do segmento literário, a Felit teve a presença ilustre do escritor e cartunista Ziraldo, que abriu a feira com discurso inflamado sobre a importância da literatura na infância. 

"O problema nosso não é apenas de educação, de gramática... É de leitura. Eu não sei o que é objeto, mas sei escrever bem para burro", brincou. "Queria que meus filhos fossem músicos e espalhei instrumentos pela casa. Todos aprenderam a tocar. Espalhem livros pelas suas casas", recomendou Ziraldo.

Passeando pela feira, que reúne mais de 50 stands de editoras, a surpresa dos presentes foi pela oferta de material e pelos preços oferecidos. "Importante para a criança e o jovem vai ser o manuseio, o contato com os livros", acredita Ione Karpusenko, vice-diretora escolar.

"Como a feira é voltada apenas para literatura infanto-juvenil, qualquer pessoa terá um panorama bem amplo desse universo. Ler esses livros na infância são importantes para o desenvolvimento da imaginação e do vocabulário dos jovens e crianças", diz a professora Simone Mariano, que carregava uma sacola de livros em oferta.

Até o dia 14, diariamente, passarão pelo evento 8.000 alunos da rede municipal de ensino. Cada escola recebe R$ 40 reais em vale-livros por cada aluno matriculado e cada criança ganha um livro para seu acervo particular.

O público pode se deleitar com os debates e lançamentos promovidos. Autores como Ana Maria Machado, Eloisa Prieto, Marina Colassanti, Pedro Bandeira, Daniel Munduruku e Walcyr Carrasco estão entre os convidados.

Segundo o prefeito Luiz Marinho, o projeto é que a feira funcione bienalmente. "O nosso compromisso é que a próxima seja realizada em 2013", declarou.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

OUÇA A RÁDIO PORANDUBA

Postagem em destaque

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA WALTER ANDRADE PARREIRA EDITORA DECÁLOGO (primeira edição publicada em 2006)   Prefaciei...

Total de visualizações

INSTITUTO UKA