DANIEL MUNDURUKU FAZ PALESTRA NA FLIT


Fiz uma palestra para professores do Estado do Tocantins nesta sexta feira, dia 29, durante a Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT.
Convidado pela editora FTD, desenvolvi o tema “O Banquete dos Deuses: conversa sobre o ato de educar (se)”. Foi uma deliciosa conversa sobre educação, literatura, consciência crítica, cidadania, identidade.
O público, composto em sua maioria por professores da rede estadual, participou de forma ativa fazendo interessantes interferências procurando compreender a realidade dos povos indígenas.
Daniel Munduruku em Palestra [Fotos de Tania Mara]
A palestra desenvolveu-se como um bate-papo provocativo sobre a diversidade cultural e linguística.  Procurei mostrar que nossos povos estão presentes em todos os estados brasileiros e sempre atuaram no sentido de defender o território nacional e que, em função de interesses econômicos, foram ocultados, excluídos e exterminados ao longo do processo histórico.
Após a palestra tive a oportunidade de passear pela Feira e verificar a variedade de títulos, a participação dos professores nos estandes, o atendimento dispensado ao público, as várias atividades culturais que estão sendo desenvolvidas. Tudo isso tendo como pano de fundo a literatura e seus autores.

Jovens correm com as toras
Equipes se preparam para a corrida de tora
Corrida de toras entre Xerente e Krahô
Por fim, visitei o espaço especialmente reservado para os parentes indígenas do Tocantins. Foi montada um bela casa comunal onde podem receber o público, assar peixe, fazer corrida de tora, vender sua cultura material, ritualizar sua própria literatura! Ao menos foi assim que compreendi ali a presença dos parentes Xerente, Karajá, Javaé, Krahô. É assim que entendo a literatura indígena e mesmo que para muitas pessoas seja “apenas” uma manifestação cultural, para mim é a própria literatura em movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas