Educadora do interior de São Paulo ganha 8º Concurso Curumim

Em cerimônia realizada no dia 06 de junho, durante a abertura do 13º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro, a professora Tani Mara de Aquino foi agraciada como vencedora da 8º edição do Concurso Curumim de leitura de obras de autores indígenas.

O concurso Curumim consiste em premiar projetos educativos que privilegiam a leitura de obras de autores indígenas e que ajudam alunos a conhecerem com mais profundidade a cultura dos povos indígenas brasileiros.
É organizado anualmente pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -  FNLIJ - e é aberto para educadores de todo o país.

Tania Mara, que é professora na Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Pedro, no bairro Santo Antônio, na cidade de Lorena, desenvolveu um projeto denominado: Kabá Darebu: Identidade.


Durante o desenvolvimento do projeto a professora fez as crianças pensarem sobre suas origens a partir da obra literária Kabá Darebu, de Daniel Munduruku.

O autor esteve na escola na finalização do projeto para uma gostosa conversa com os estudantes a fim de mostrar os benefícios da leitura literária no desenvolvimento de uma consciência cidadã.
No momento da premiação, a professora evidenciou o apoio de seus pares mesmo reconhecendo as dificuldades em desenvolver este tipo de projeto por conta da desatualização das bibliotecas escolares, especialmente na ausência de obras de autores indígenas.
A ganhadora do prêmio irá receber um kit de livros para crianças e jovens e a publicação de seu projeto no site e no informativo da FNLIJ.

O Concurso Curumim é voltado para professores brasileiros que desenvolvam algum projeto com a leitura de obras de autores indígenas.
Anualmente o concurso é divulgado no site da FNLIJ e traz uma lista sugestiva e atualizada de obras de autores indígenas que podem servir de base para o desenvolvimento do projeto.






Comentários

Postagens mais visitadas