Teto de escola indígena desaba

 Treze alunos de escola indígena faziam trabalho no momento em que a viga de sustentação do teto ruiu sobre a sala de aula, em Capuan. Eles foram atendidos no hospital de Caucaia e uma adolescente segue em observação.
Viga ruiu, trazendo abaixo do forro de PVC falhas na madeira (FOTO: RAFAEL CAVALCANTE) 
Viga ruiu, trazendo abaixo do forro de PVC falhas na madeira (FOTO: RAFAEL CAVALCANTE)
 Treze adolescentes entre 15 e 17 anos da comunidade indígena Tapeba situada no distrito de Capuan, em Caucaia, ficaram feridos com o desabamento do teto de uma das salas de aula da Escola Diferenciada Índios da Terra, ocorrido no início da tarde de ontem. Alunos do 6º ano, eles estavam na classe com outros nove colegas fazendo um trabalho solicitado pela professora quando o acidente ocorreu. 

 Era por volta das 14h40min, e os 20 alunos presentes já estavam próximos de sair para o intervalo quando os escombros vieram abaixo. Entre os atingidos uma garota grávida de dois meses, e a adolescente Jéssica Soares, de 15 anos, que sofreu forte pancada na cabeça, e machucou pernas e dedos. Todos os atingidos foram encaminhados para o Hospital Municipal Abelardo Gadelha, onde receberem os primeiros socorros.


 Seis adolescentes que foram atingidos superficialmente foram liberados poucas horas depois. Outros seis que sofreram pancadas em partes diversas do corpo precisaram ser transferidos para outra unidade de saúde a fim de se submeterem a um raio-x. O aparelho do Hospital Abelardo Gadelha estava quebrado. Já a aluna Jéssica teve que ser submetida a uma pequena cirurgia na mão machucada, e por isso passaria a noite em observação.


 De acordo com Rita de Cássia Cruz do Nascimento, diretora da escola, há tempos o prédio, que foi inaugurado há cinco anos, vem sofrendo com goteiras. Conforme disse, por ser uma edificação alta, não havia possibilidade de ninguém da comunidade subir para fazer os reparos. Porém, ofícios já haviam sido enviados a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) solicitando providências, afirmou ela.


 O desabamento ocorreu por conta de uma viga que quebrou e trouxe toda a estrutura abaixo. O forro composto de PVC escondia possíveis falhas na madeira de sustentação das telhas. Pedro Henrique Sampaio, coordenador da 1a Crede (Coordenadoria Regional de Educação), órgão da Seduc, explicou que a escola foi entregue em 2006 e desde então vinha recebendo frequentes manutenções.


 Sampaio afirmou que já no final do ano passado foram investidos R$ 15 mil numa reforma do prédio da escola, incluindo a construção de uma cobertura para o pátio. Ele adiantou que segunda-feira uma equipe de engenheiros da Seduc irá ao local a fim de fazer um completo diagnóstico estrutural do imóvel. Será retirado o forro de todas as salas de aula para avaliar a coberta.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A Escola indígena dos Tapebas, em Capuan, conta com quatro salas de aula. Na Unidade de ensino são mantidas classes do Ensino Infantil ao Ensino Médio. A comunidade informou que vem reivindicando à Seduc a construção de outras quatro salas de aula a fim de aumentar a capacidade.

Rosa Sá



rosa@opovo.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas