Secretaria da Cultura de Cuiabá recebe projetos culturaisCuiabá

Várzea Grande, 24/07/2009 - 13:17.
Da Redação

Atenção profissionais da cultura: a Secretaria da Cultura de Cuiabá está recebendo projetos nos seguintes segmentos Formação em Gestão Cultural; Artes Visuais (artes plásticas, fotografias e esculturas); Artes Cênicas (teatro, dança e circo); Música; Patrimônio Histórico; Audiovisual; Literatura; Comunicação e Artes Digitais; Artes Integradas; Gêneros (LGBT, afro-descendentes e arte indígena); Artesanato e Pesquisa da Cadeia Produtiva da Cultura.
Os projetos buscam atendar o Plano Municipal de Cultura, cujos objetivos são mapeamento das atividades e dos agentes culturais no território de Cuiabá; restauração e revitalização do patrimônio histórico cultural material e imaterial de Cuiabá; revitalização e operacionalização do Museu do Rio Cuiabá – Hid Alfredo Scaff, do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – Lázaro Papazian, da Biblioteca Pública Municipal – Manoel Cavalcanti Proença, do Espaço Cultural Silva Freire, da Galeria Municipal – Ronaldo de Castro, do Clube Feminino, da Praça Cultural do CPAII e outros equipamentos culturais próprios da municipalidade; descentralização e inovação do processo produtivo da cultura por meio de ações de formação, produção, circulação e consumo de bens culturais nos bairros de Cuiabá; implantação do Sistema Municipal de Informação Cultural com dados colhidos em cadastros e pesquisas que dimensionem a cadeia produtiva da cultura e identifiquem os hábitos de consumo de bens culturais na cidade de Cuiabá; e realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura.
Para alcançar tais objetivos do Plano Municipal da Cultura, o poder público municipal irá fomentar os projetos por meio do Fundo Especial de Promoção de Atividades Culturais – FEPAC. Serão investidos R$ 500 mil ao total, sendo que cada projeto poderá pleitear até R$ 50 mil. Estão habilitados a apresentar projetos os agentes culturais e artistas, pessoas físicas e jurídicas, residentes e domiciliados em Cuiabá. “O proponente apresentará apenas um projeto, independente do segmento”, explicou o Secretário da Cultura de Cuiabá e presidente do Conselho, Mario Olimpio, acrescentando que o formulário padrão está disponível na página da Secretaria da Cultura na internet www.cuiaba.mt.gov.br/smc ou poderá ser retirado na rua Barão de Melgaço, 3.677 – Centro Histórico, Cuiabá – MT.
A Secretaria receberá projeto, até dia 3 de agosto de 2009, por meio eletrônico no endereço edital.cultura2009@cuiaba.mt.gov.br ou em horário comercial na sua sede. O projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura receberá carta autorizando a captação dos recursos.
O Edital de Publicação do Plano Municipal de Cultura – PMC de 2009 foi elaborado pelo Conselho Municipal da Cultura de Cuiabá e é o instrumento de planejamento e gestão do governo municipal de Cuiabá para o fomento de políticas públicas de cultura articuladas com os entes da federação e a sociedade civil para promover o desenvolvimento humano, a proteção e difusão da diversidade cultural, o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura, com ações empreendedoras e de responsabilidade social.

Fonte: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=304181