Palestras sobre Literatura e Educação indígena serão ministradas em Aquidauana


Dando continuidade as ações do Projeto Vucapanavó, nesta semana Aquidauana recebe as palestras da Professora Doutora Circe Bittencourt e do escritor e doutor Daniel Munduruku. As palestras acontecem no dia 15 de março as 19h na Universidade Católica Dom Bosco e é destinada á educadores, pesquisadores e interessados no tema.
Daniel Munduruku é hoje o maior nome da literatura indígena com mais de 40 obras publicadas. Em sua palestra ele falará um pouco sobre a importância da produção literária escrita por indígenas em todo o país. Já Circe Bittencourt é professora aposentada da USP e atualmente leciona na Pontifica Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o Projeto Momentos e lugares da Educação Indígena, vinculado ao Observatório da Educação Indígena do MEC. Bittencourt é referência quando se fala em materiais didáticos e história da Educação. Ambos vem até Aquidauana para ampliar os horizontes no contexto da educação, seja a indígena ou a não indígena.
 O Projeto Vucapanavó é patrocinado pelo Petrobras Cultural,  Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, através da Gerência de Educação. Na primeira etapa, o projeto realizou as oficinas de Fotografia e Vídeo para professores de língua e arte Terena. Participaram 30 professores das cinco escolas indígenas municipais, que tiveram como produto final, vídeos e fotos relacionados a cultura e o cotidiano do Povo Terena. Cada grupo de professores escolheu um tema pertinente a sua área de atuação e que possam localizar estudantes e pesquisadores acerca da cultura Terena. Foram eles: Ervas medicinais, Tecnologias nas comunidades Terena, Residências Terena, Oficinas de Fotografia e Vídeo e Artesanados produzidos pelos Terena hoje. Após finalizados, esses materiais serão expostos na cidade de Aquidauana.

Informações: (65) 8418-0343

Comentários

Postagens mais visitadas