26 de fev de 2011

Acusados de matar Veron em 2003 são absolvidos !!!!

Foto: Reprodução de TV


Os três acusados de matar o cacique Guarani-Kaiowá Marcos Veron no Mato Grosso do Sul, em fevereiro de 2003, foram absolvidos pelos jurados depois de cinco dias de julgamento. 


Carlos Roberto dos Santos, Jorge Cristaldo Insabralde e Estevão Romero eram réus no processo que investiga os crimes contra o grupo de índios que ocupou a Fazenda Brasília do Sul. Os funcionários da fazenda foram condenados por sequestro, tortura e formação de quadrilha armada. A pena estipulada pela juíza da 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Paula Mantovani, é de 12 anos e três meses de prisão. Além dessa pena, Estevão foi condenado também por fraude processual e terá mais seis meses de pena em regime aberto. 


Como os três já ficaram quatro anos e oito meses sob prisão preventiva e a sentença não transitou em julgado, eles deixaram o tribunal em liberdade.


" A vitória completa seria a condenação dos réus também pelos homicídios e tentativas de homicídios", disse o procurador Luiz Carlos Gonçalves, que considerou a sentença um avanço na luta pelos direitos indígenas.


"A mensagem de que a comunidade indígena tem direitos e que a violência é intolerável foi dada", disse.


Agora o procurador quer a condenação do fazendeiro Jacinto Honório da Silva Filho, acusado como mandante do crime. O fazendeiro é réu em outro processo sobre o mesmo caso. O advogado de defesa avisou que vai recorrer da sentença.


O juri aconteceu em São Paulo, a pedido do Ministério Público Federal, pois segundo o MP, o dono da fazenda tem grande poder econômico e poderia influenciar no julgamento em Mato Grosso do Sul. 


O crime contra o índio aconteceu quando cerca de 40 seguranças da Fazenda Brasília do Sul desocupou a área onde os índios estavam acampados pela segunda vez a força. Eles reivindicam a área como terra indígena. Marcos Veron teria sido morto com golpes de coronhadas durante o conflito.



Redação SRZD
* As informações são da Agência Brasil
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

OUÇA A RÁDIO PORANDUBA

Postagem em destaque

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA WALTER ANDRADE PARREIRA EDITORA DECÁLOGO (primeira edição publicada em 2006)   Prefaciei...

Total de visualizações

INSTITUTO UKA