TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA
WALTER ANDRADE PARREIRA
EDITORA DECÁLOGO

(primeira edição publicada em 2006)



 Prefaciei este livro há alguns anos atrás. Eu o fiz porque seu autor é uma pessoa maravilhosamente gentil, extremamente comprometida com a causa das populações indígenas e um educador de primeira linha (entenda-se educador em seu mais belo sentido). Fi-lo também porque a leitura me causou um sentimento muito profundo de saudade de casa. Walter conseguiu descrever com detalhes a sutileza invisível dos parentes Munduruku. Talvez - me arrisco dizer - tenha observado coisas que somente pessoas com o coração puro possa enxergar. Sem desejar ser um estudioso, sem desejar interferir ou julgar o que via, ele sentiu com o coração a punjância de uma cultura que sabe olhar para o mundo de forma holística, plural, dinâmica, atual e ancestral. Tudo isso ao mesmo tempo. 
Penso que poucos estudiosos - antropólogos, etnólogos - ou religiosos - católicos e protestantes -, conseguiram ir além da aparência ou daquilo que os Munduruku quiseram mostrar. Walter não. Walter foi além. Foi à alma de nossa gente que encontrou nele um aliado, amigo, baripnia (parente). Tem coisas que os Munduruku só revelamos para nossos baripnia. Não pense que isso foi dito teoricamente, pois não foi. Isso foi passado através da silenciosa linguagem que sai de um coração e vai para o outro. O autor soube captar com sua sensibilidade,
O livro do meu amigo Walter traz narrado esse encontro. É uma leitura necessária para quem quer encontrar algumas respostas para as agruras dos dias atuais. É um livro que quem o lê se auto-ajuda.
Vale lembrar que a visita de Walter aos Munduruku se deu na década de 1970, portanto é de um tempo que quase se perde na memória porque nossa gente ainda vivia com certo isolamento dessas questões políticas que hoje a assola. Talvez por isso seja uma leitura tão rica e agradável. Vale a pena conferir!
Já não é tão fácil encontrá-lo porque não está disponível em livrarias e penso que logo, logo nosso selo editorial deverá fazer uma edição dentro de nosso projeto de publicar livros que revelem os saberes ancestrais de nossa gente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas