Décima sexta edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens fará homenagem à Argentina e terá seminário sobre fantasia

INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESTÃO ABERTAS
O Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens chega a 16ª edição entre os dias 28 de maio e 8 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Com uma homenagem dedicada à Argentina, a feira receberá escritores, ilustradores e especialistas, que traçarão um panorama da literatura infantil e juvenil do país. Patrocinado pela Petrobras desde 2001, e com apoio da Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de cultura, do Instituto C&A e da UNIMED, promoverá o 16º Seminário FNLJ Bartolomeu Campos de Queirós, encontros com escritores, lançamentos de títulos, performances de ilustradores e palestras com autores e especialistas. O Salão FNLIJ contará também com quatro bibliotecas específicas para cada público, além do Espaço de Leitura e do Espaço do Ilustrador.
O 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, que acontece entre os dias 2 e 4 de junho, terá A Fantasia como tema. Apoiado pelo Instituto C&A, o encontro tem por objetivo refletir com profissionais e interessados das áreas de educação e cultura a necessidade e a importância  da leitura de livros de qualidade. O primeiro dia será dedicado à Literatura na Argentina. Já no dia 3, ocorre o XI Encontro de Autores Indígenas, com o tema “Literatura indígena, a bola da vez” e o terceiro dia, 4 de junho, propõe uma reflexão sobre a literatura por meio de temas tratados no 14º Congresso do IBBY, realizado pela FNLIJ no Rio de Janeiro há 40 anos, em 1974.  As inscrições podem ser feitas através do email semi...@fnlij.org.br
“Nesse ano em que a FNLIJ comemora o 40º aniversário da realização do 14º Congresso do IBBY realizado no Brasil, cujo o tema foi ‘O Livro Como Instrumento na Formação e no Desenvolvimento da Criança e do Jovem’, convidamos a todos que se interessam pela formação de leitores por meio da literatura, professores ou pais para participar dessa discussão. Essas e outras ações trouxeram indiscutível repercussão para a o desenvolvimento de nossa literatura infantil e juvenil”, ressalta a secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra.
Além da programação dos três dias do Seminário, a FNLIJ inaugura no espaço do Salão um momento de comunicações acadêmicas para pesquisadores interessados em expor trabalhos sobre A Fantasia na Literatura. A iniciativa visa destacar a produção acadêmica sobre a literatura para infância e juventude. Entre os dias 4 e 6 de junho, pesquisadores farão apresentações de até 15 minutos de suas pesquisas em andamento ou já concluídas sobre o livro infantil, sua criação, produção e promoção; a aproximação criança-livro; a formação e preparação do adulto para fazer a aproximação entre a criança e o livro; o trabalho internacional com o livro infantil. Os interessados em participar devem enviar resumo de até 2.500 caracteres, até 10 de abril. O anúncio dos trabalhos selecionados será feito entre 20 e 25 de abril. A FNLIJ irá compor a comissão científica que irá julgar os trabalhos selecionados. Os critérios para seleção pautam desde a clareza das ideias no texto até a correspondência com a proposta. Outras informações pelo email: semi...@fnlij.org.br.
Acompanhe em breve a programação do 16º Salão FNLIJ do Livro pelo site:
www.salaofnlij.org.br
Sobre a FNLIJ
Seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), a FNLIJ é pioneira no país em promover os livros de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. Entre seus valores, está a valorização da leitura e do livro de qualidade; a divulgação da produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens e, em particular, os livros de literatura e informativos; a contribuição para a formação leitora dos educadores, sejam professores, bibliotecários ou pais; e a valorização da biblioteca da escola e a pública. Entre suas ações de destaque está a participação da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e o Salão Nacional do Livro para Crianças e Jovens realizado anualmente, no Rio de Janeiro, desde 1999. É a única feira de livros dedicada exclusivamente a obras de literatura infantil e juvenil, com lançamentos de livros, encontros com autores, performances de ilustradores e um seminário dirigido ao público adulto. Este ano, o evento acontece de 28 de maio de 8 de junho.
“A literatura, se construída de fantasia, é feita do que não temos. Só fantasiamos sobre o que sonhamos. Fantasiar é noticiar ao mundo que ainda tenho desejos. Fantasiar é festejar a vida”. Bartolomeu Campos de Queirós – “Para Ler em Silêncio”

Comentários

Postagens mais visitadas