Vídeo nas Aldeias lança edição especial de Cineastas Indígenas, para escolas de ensino médio


Para receber gratuitamente o kit composto por cinco DVDs realizados por cineastas de cinco etnias indígenas,as escolas de ensino médio devem se cadastrar no site da Video nas Aldeias.

A coletânea é a primeira reunindo vídeos dos cineastas dos coletivos de cinema de cinco povos indígenas - Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka - e foi lançada em 2008 pela Vídeo nas Aldeias, que desde 1987 dedica-se a formar cineastas indígenas. A edição especial para 2010 está voltada às escolas do ensino médio e destaca-se por oferecer uma visão única da realidade indígena brasileira: o ponto de vista dos próprios indíos. O Vídeo nas Aldeias está cadastrando escolas de ensino médio que queiram receber gratuitamente a coleção de DVDs. Para tanto basta acessar o site Video nas Aldeias.
Além do box com os DVDs, as escolas irão receber um Guia para professores e alunos, com informações sobre cada um dos povos, fontes para pesquisa complementar e temas para discussão em sala de aula. A fonte de pesquisa utilizada pela Vídeo nas Aldeias foi o site Povos Indígenas no Brasil, do ISA.




Três mil escolas de ensino médio de todo o Brasil se comprometeram a utilizar os filmes em sala de aula, envolvendo o maior número possível de alunos nos debates. O Guia paa alunos e professores também está disponível em formato digital no site www.videonasaldeias.org.br/forum.
A equipe da Vídeo nas aldeias e os cineastas indígenas que têm acesso à internet estarão conectados para responder perguntas e esclarecer dúvidas no fórum do site: www.videonasaldeias.org.br/forum.

ISA, Instituto Socioambiental.

Postagens mais visitadas