Parceria entre prefeitura e Funai garante produção agrícola na comunidade

Da PMR

Auxiliar na produção da lavoura indígena da Aldeia Tadarimana. Este foi o objetivo do encontro realizado nesta sexta-feira (25), entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Rondonópolis, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a comunidade da aldeia. O secretário Valdir Correia firmou a parceria com a Funai e cedeu máquinas e produtos para que os índios não percam o período de plantio e iniciem os trabalhos no mês de outubro.

Valdir Correia anuncia que na próxima semana dois tratores vão fazer a limpeza dos terrenos e o preparo do solo. “São 33 hectares para a produção de arroz, cinco para o milho, além de mais um espaço para o cultivo de cana-de-açúcar e mandioca”, fala.

“A manutenção dos terrenos e a colheita da lavoura vai ficar por conta da comunidade indígena”, lembra o secretário. De acordo com Valdir, o município vai estudar o projeto orçado em R$ 40 mil entre sementes e fertilizantes, com a representante da Fundação e avaliar quais serão as funções que a Funai deve desenvolver.

A administradora do Núcleo de Apoio Local da Funai em Rondonópolis, Ana Clara de Oliveira, reconhece que a Fundação passa por uma nova estruturação. “O projeto para a produção da lavoura indígena está passando pelo pregão, mas vamos ajudar no que for possível”, disse.

Para o cacique da aldeia Tadarimana, Cícero Kudoropa, a parceria é válida. “O que não queremos é que aconteça como na última colheita, onde só o município nos ajudou. A Funai tem que auxiliar também”, conclui.

Comentários

  1. Caro escritor Daniel,

    Não o conhecia nem de nome até uns dois dias atrás. Uma conterrãnea minha, porém, voltou muito empolgada com suas palavras de um encontro que aconteceu em Natal, voltado para o letramento. Arrepiava-se quando expunha, à sua maneira, suas considerações sobre o tempo. Depois vi menções a seu nome em um dos nossos jornais. Procurando-o na net, achei seu blog e li aquilo que julgo ter sido dito por você no encontro, no texto sobre tempo e trabalho. Lerei também os outros textos. Embora já ame os livros que ainda escreverá (rsrsrs) você está certo sobre o presente. Carpe Diem, não é mesmo? Abraços, Daniel, e sucesso em seu trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas