31 de out de 2012

Peixe e Gente no Ciência às 7 e meia

O Musa organiza exposição sobre a vida e a cultura dos índios Tukano e Tuyuka que habitam o Alto Rio Tiquié, no noroeste amazônico (Fotos: Juan Soler e Marcella Rufino).


Com o título de “Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca”, o projeto Ciência às 7 e meia, do Museu da Amazônia/Musa leva no próximo dia 31 de outubro ao Teatro Direcional do Manauara Shopping, a cosmologia do povo Tukano que habita a região amazônica. Aloisio Cabalzar (ISA), Ennio Candotti (Musa), Tarcísio Barreto (Conhecedor Tukano) e Guilherme Tenório (Conhecedor Tuyuka) vão apresentar o que está sendo preparado para a exposição “Peixe e Gente”, a ser inaugurada no próximo mês, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na zona leste de Manaus.

      
   Fotos: Juan Gabriel Soler

A exposição “Peixe e Gente” vai abordar a cultura e as tradições do povo Tukano e ocupará cerca de 1000m2 do centro de visitação do Museu da Amazônia, na Reserva Florestal Adolpho Ducke (em duas tendas esticadas na floresta e um pavilhão). O objetivo é contribuir para a conservação das tradições e saberes indígenas, através do seu rico patrimônio material e imaterial, expresso em suas aldeias e cerimônias, cozinha e armadilhas de pesca, no alto rio Negro.

No acervo da exposição estão armadilhas de pesca (algumas gigantes, construídas por artesãos indígenas no próprio local da exposição), painéis ilustrativos sobre os principais mitos da cosmologia Tukano, relacionados com os peixes e ilustrados pelo artista indígena Feliciano Lana; painéis ilustrativos de espécies de peixes encontradas na região do alto rio Tiquié, além de uma cozinha tipicamente indígena, com artefatos tradicionais trazidos de várias comunidades do alto rio Negro.

   
Fotos: Marcella Rufino

A exposição é uma realização do Musa, com a parceria do Instituto Socioambiental (ISA). Aprovado pela Lei Rouanet, o projeto conta com o patrocínio da Bemol (Benchimol Irmão e Cia) e Sociedade Fogás Ltda. A curadoria é do antropólogo Aloisio Cabalzar, cenografia do artista plástico Zeca Nazaré, fotografias e documentários de Juan Gabriel Soler e conta com a participação do artista indígena Feliciano Lana e dos artesãos Tarcísio Borges Barreto (Tukano), Domingos Prado Marques (Tukano), Guilherme Pimentel Tenório (Tuyuka), José Pimentel (Tukano) e Luciano Barbosa (Makuna).
 
     
    Fotos: Juan gabriel Soler

Palestra: “Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca"
Palestrante: Aloisio Cabalzar (ISA), Ennio Candotti (Musa), Tarcisio Barreto (Conhecedor Tukano) e Guilherme Tenório (Conhecedor Tuyuka)
Data: 31 de outubro de 2012
Hora: 19h30
Local: Teatro Direcional. Manauara Shopping - Av. Recife, 1300. Adrianópolis
Entrada Gratuita

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

OUÇA A RÁDIO PORANDUBA

Postagem em destaque

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA WALTER ANDRADE PARREIRA EDITORA DECÁLOGO (primeira edição publicada em 2006)   Prefaciei...

Total de visualizações

INSTITUTO UKA