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TRÊS ESCOLAS INDÍGENAS DA REGIÃO AMAJARÍ PARTICIPARAM DO V INTERCULTURAL DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ENSINO MÉDIO


Três Escolas do Amajarí participaram do V Intercultural das Escolas do Ensino Médio “O Fruto do Nosso estudo e trabalho” Promovido pela Divisão Escolar Indígena- DIEI/SECD. Foram as Escolas Estaduais Indígenas Tuxaua Manoel Horácio- Comunidade Guariba, Tuxaua Raimundo Tenente- Comunidade Araçá e Santa Luzia- Comunidade Três Corações.

Esse Intercultural teve como objetivo apresentar, socializar e articular os trabalhos e as experiências das atividades e projetos desenvolvidos pelos os alunos e professores das Escolas do Ensino Médio Regular promovendo o intercâmbio, avaliando e propor melhorias na qualidade de ensino, para fortalecer e valorizar a cultura dos povos indígenas de Roraima. Participaram 23 escolas das regiões de Surumú, Serra da Lua, Serras, Taiano, Baixo Cotingo, São Marcos, Murupu, Raposa, Amajarí.

A Escola Estadual Indígena Santa Luzia apresentou o Projeto “Viva Natureza” tendo com linha unificadora é de preservar a natureza e cultivar mais plantas para que no futuro possamos ter plantas para produzir remédios medicinais caseiros, preservar espécies de plantas medicinais.
Escola Tuxaua Manoel Horácio apresentou o“Projeto Jovens Indígenas: Promovendo a Educação Ambiental” com o objetivo de incentivar a educação ambiental aos discentes para que compreenda a natureza complexa do meio ambiente natural e do meio ambiente criado pelo homem, resultante da integração de seus aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais.
Escola Estadual Tuxaua Raimundo Tenente teve como Titulo do Projeto “Leitura” esse projeto realizado pelos alunos sendo trabalho por áreas de conhecimento ciências sociais, comunição e arte, ciências da natureza, foram atividades realizadas em lugares sagrados da comunidade Araçá, também teve um aula de campo na Pedra Pintada e Tepequém. Com foco de preservar, conhecer e repassar as histórias contadas pelos ancestrais da comunidade.

O resultado positivo do Intercultural, no decorrer dos anos, em que foi realizado proporcionou a continuidade da implantação do ensino médio nas escolas que apresentaram demanda.
DADOS- Conforme dados do Censo Escolar (2011), comas novas implantações de Ensino Médio regula há 42 escolas 15.005, para DIEI (2012) há um total de 48 Escolas de Ensino Médio e 1.862 alunos.


Fonte: Divisão Escolar Indígena- DIEI/SECD


Escrito por: Monaliza Ribeiro <rmonalizanayara@yahoo.com.br> Profª. Da Escola Estadual Indígena Tx. Manoel Horácio- Comunidade Guariba.
http://creianp.blogspot.com.br/2012/10/tres-escolas-indigenas-da-regiao.html

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Diferente da maioria dos índios, que ainda lutam para derrubar conceitos antiquados em relação as suas culturas e tentam conseguir espaço para mostrar as tradições, Daniel Munduruku vive da literatura indígena e conseguiu um feito inédito: seus livros são adotados em diversas escolas públicas e particulares de todo o país! Um passo gigante em direção ao futuro: nossas crianças já começam a conhecer o índio de verdade, ao invés daquele ser nu, limitado e inferior que, durante cinco séculos, povoou a imaginação da sociedade brasileira.

Leia abaixo alguns trechos da entrevista que Daniel Munduruku concedeu ao Blog do A’Uwe por e-mail.



Visite o site do escritor: www.danielmunduruku.com.br

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