Este blog tem a intenção de oferecer reflexões para pessoas que desejem conhecer melhor meu trabalho e minha militância na literatura indígena.
Entrevista com Gersem Baniwa
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Entrevista com Gersem Baniwa, realizada em 2008 através do programa "Trilhas de Conhecimento o ensino superior de indígenas no Brasil" do Museu Nacional.
Sawé é como os indígenas Munduruku anunciavam que estavam entrando em batalha. Era um grito para assustar o inimigo, mas lembrar a coragem estratégica que esse povo desenvolveu ao longo de sua trajetória de resistência. Mas não é disso que trata o novo livro de Daniel Munduruku. O Sawé do título rememora o grito ancestral que hoje ainda está na memória desse povo valente. Pensando nisso, o autor estabeleceu um contato entre o passado e o presente. O passado é representado pelo herói criador dos Munduruku que, convocado para se fazer presente, visita o território que criou e vai descobrindo como os humanos foram destruindo a natureza na busca de riqueza e poder. É a história do encontro presente com o encontro passado para dizer que só há um jeito de manter o céu suspenso: unir todos com o único objetivo de salvar a natureza da completa destruição. Será que isso ainda é possível? Leia o livro e descubra. Título: Sawé - O grito Ancestral Autor: Daniel Munduruku - Tradução para o Mundu
A força de um apelido [Daniel Munduruku] O menino chegou à escola da cidade grande um pouco desajeitado. Vinha da zona rural e trazia em seu rosto a marca de sua gente da floresta. Vestia um uniforme que parecia um pouco apertado para seu corpanzil protuberante. Não estava nada confortável naquela roupa com a qual parecia não ter nenhuma intimidade. A escola era para ele algo estranho que ele tinha ouvido apenas falar. Havia sido obrigado a ir e ainda que argumentasse que não queria estudar, seus pais o convenceram dizendo que seria bom para ele. Acreditou nas palavras dos pais e se deixou levar pela certeza de dias melhores. Dias melhores virão, ele ouvira dizer muitas vezes. Ele duvidava disso. Teria que enfrentar o desafio de ir para a escola ainda que preferisse ficar em sua aldeia correndo, brincando, subindo nas árvores, coletando frutas ou plantando mandioca. O que ele poderia aprender ali? Os dias que antecederam o primeiro dia de aula foram os mais difíceis. Sobre s
MINHA VÓ FOI PEGA A LAÇO Pode parecer estranho, mas já ouvi tantas vezes esta afirmação que já até me acostumei a ela. Em quase todos os lugares onde chego alguém vem logo afirmando isso. É como uma senha para se aproximar de mim ou tentar criar um elo de comunicação comigo. Quase sempre fico sem ter o que dizer à pessoa que chega dessa maneira. É que eu acho bem estranho que alguém use este recurso de forma consciente acreditando que é algo digno ter uma avó que foi pega a laço por quem quer que seja. - Você sabia que eu também tenho um pezinho na aldeia? – ele diz. - Todo brasileiro legítimo – tirando os que são filhos de pais estrangeiros que moram no Brasil – tem um pé na aldeia e outro na senzala – eu digo brincando. - Eu tenho sangue índio na minha veia porque meu pai conta que sua mãe, minha avó, era uma “bugre” legítima – ele diz tentando me causar reação. - Verdade? – ironizo para descontrair. - Ele diz que meu avô era um desbravador do sertão e que um dia topou
Comentários
Postar um comentário