Notícias dos povos indígenas

Raposa Serra do Sol: tensão
O assassinato de um indígena na Vila do Surumu na madrugada de ontem acirrou o clima na região onde fica a entrada principal da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). Testemunhas dizem que o crime pode ter a ver com a aproximação da conclusão da votação no Supremo Tribunal Federal sobre a homologação. O clima de tensão é maior porque a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança deixaram Surumu. Há relatos de que pessoas contrárias à homologação avisaram que haverá uma grande mobilização, antes da votação no STF, inclusive com reféns - Folha de Boa Vista, 12/2.

Funai pede à PF que investigue canibalismo
A Funai vai pedir à Polícia Federal que assuma as investigações sobre o assassinato de um jovem não-índio de 21 anos em uma aldeia da etnia Kulina, em Envira (AM). Ao menos cinco índios Kulina são suspeitos de matar o jovem e de comer seus órgãos. De acordo com o relatório do chefe do posto da Funai de Eirunepé (AM), Paulo Rodrigues Hayden, os índios e a vítima "estavam embriagados". Segundo a Funai, não existe a prática de antropofagia entre os povos indígenas no Brasil contemporâneo: as únicas referências datam da era colonial. Os Kulina têm contato com não-índios desde o século 19. "A antropofagia não faz parte da cultura dos Kulina. Além disso, eles estão em contato com os não índios há muito tempo", confirma o antropólogo Stephen Baines, professor da UnB - FSP, 12/2, Brasil, p.A9; CB, 11/2, Brasil, p.11.

Salesiano lança livro "Ritmos e rituais yanomami"
Foi lançado terça-feira no Auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus o livro "Ritmos e rituais yanomami", de autoria do padre Luis Laudato. Ele e seu irmão Francisco Laudato estiveram com os Yanomami de Maturacá, aldeia situada no extremo oeste da Terra Indígena Yanomami, no estado do Amazonas, entre 1978 e 1992. A obra já foi traduzia para o italiano e há previsão de edições em alemão, francês, espanhol e inglês. Os direitos autoriais serão revertidos aos Yanomami - A Crítica, 11/2, p. BV1.

Comentários

  1. Dani: preparei um Meme pra você no meu Blog, destacando uma frase do livro "A palavra do grande chefe". Espero que goste.Paz em Nhande Rú, Grauninha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas