Literatura amazônica ganha duas novas obras neste fim de semana

Larissa Veloso


Os autores Zemaria Pinto e Ely Macuxi lançam seus livros em Manaus neste fim de semana.

Manaus - Dois livros com temática amazonense serão lançados neste sábado (26). 'O Conto Amazonense', do escritor paraense Zemaria Pinto, é um estudo teórico e prático sobre a arte criar contos. O lançamento acontece na Valer, na Avenida Ramos Ferreira, no Centro, às 10h. Já o professor e escritor Ely Macuxi recebe os leitores às 9h, na Livraria Paulinas, na Avenida 7 de Setembro, também no Centro.

A parte teórica do livro de Zemaria Pinto conta com um guia de leitura e um pequeno manual de iniciação para leitores e interessados na arte de fazer contos. O autor define conto como uma história bem definida, com poucos personagens, tempo e ação muito concentrados, passados num só ambiente (Ao contrário de um romance, no qual o espaço e o tempo são ampliados).

Na parte prática, um capítulo dedicado ao conto no amazonas, o leitor encontra histórias como 'Baíra e sua namorada', uma narrativa baseada na mitologia dos índios Cauaiua-Parintintin.

Já em 'Ipaty, o curumim selvagem', do professor e escritor indígena Ely Macuxi narra as aventuras do pequeno Ipaty. O dia-a-dia dos Macuxi, que vivem nas serras de Roraima, perto da fronteira com a Venezuela, é contado pelo próprio curumim, mesclando suas histórias com os mitos e tradições da tribo.

Para o autor, a intenção é levar aos leitores informações sobre este povo, do qual é descendente, de forma lúdica, e mostrando que é possível usufruir dos recursos naturais sem destruí-los. O livro é ilustrado por Maurício Negro, que é pesquisador de culturas indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas