Estão abertas as inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas

As provas serão realizadas no campus da Unioeste de Cascavel, em 14 e 15 de dezembro

Estão abertas até a próxima sexta-feira (18) as inscrições para o 9.º Vestibular dos Povos Indígenas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), instituição que neste ano sedia a realização do vestibular, ou em uma das sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As provas serão realizadas no campus da Unioeste de Cascavel, em 14 e 15 de dezembro. São avaliadas língua portuguesa (oral) e redação, língua portuguesa, estrangeira moderna ou língua indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química. Os resultados serão divulgados em 18 de dezembro, no site www.unioeste.br/vestibularindigena e nas sedes das universidade envolvidas. As matrículas serão efetivadas de acordo com o calendário das universidades.

Cada uma das instituições estaduais oferece seis vagas e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dez, todas excedendo as oferecidas em concurso vestibular regular. As vagas se destinam a candidatos de etnias indígenas residentes no Paraná para os cursos de graduação das universidades estaduais ou da UFPR, e também de etnias indígenas no Brasil para os cursos de graduação oferecidos pela UFPR.

INSCRIÇÕES – As inscrições poderão ser feitas das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Unioeste, junto a Pró-Reitoria de Graduação no prédio da Reitoria, em Cascavel; na UEL, na Pró-Reitoria de Graduação, em Londrina; na UEPG, no Campus Universitário de Uvaranas, em Ponta Grossa; na Unicentro, na Coordenadoria Central de Processos Seletivos, em Guarapuava; na UEM, em Maringá; na UENP, em Jacarezinho; na Unespar (Fafipar), em Paranaguá; e na UFPR, junto ao Núcleo de Atividades Formativas/Pró-Reitoria de Graduação, em Curitiba.

O candidato poderá ainda encaminhar ficha de inscrição, carta de recomendação e questionário socioeducacional para a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste, via Correio com AR (aviso de recebimento) até sexta-feira (18). A inscrição poderá ser feita por terceiros, desde que estejam munidos de procuração e apresentarem os documentos exigidos.

DOCUMENTOS – Os candidatos que optarem pelas universidades estaduais deverão apresentar os seguintes documentos: fotocópia da cédula de identidade, uma fotografia 3x4 (recente) e carta de recomendação da liderança da comunidade na qual reside, em que conste a etnia indígena. Já os que se inscreverem na UFPR deverão encaminhar fotocópia da cédula de identidade, uma fotografia 3x4, documento que recomende sua inclusão no programa, que deve ser assinado pelo chefe da aldeia onde reside e pelo chefe do posto local da Funai, além de documento da Funai que recomende sua inclusão no programa, no caso de estudantes indígenas residentes em áreas urbanas.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Graduação, pelos telefones (45) 3220-3057 e 3220-3108 e no site www.unioeste.br/vestibularindigena.

Comentários

Postagens mais visitadas