O QUE ACONTECE À TERRA ACONTECE AOS FILHOS DA TERRA


O QUE ACONTECE À TERRA ACONTECE AOS FILHOS DA TERRA
(Daniel Munduruku)
Os sábios dos povos ancestrais costumam nos ensinar que todas as coisas estão ligadas entre si e que tudo “o que acontece à Terra acontece também aos Filhos da Terra”. Eles costumam lembrar que tudo está ligado como numa grande teia. Se algo acontece a um único fio, a teia inteira fica abalada.
Sei que a maioria das pessoas não conseguem compreender essa explicação por estar muito acostumada com a leitura da realidade a partir de seu próprio eu. Por conta disso não consegue admitir que a queimada da Amazônia ou da Austrália; a perseguição às lideranças populares ou às comunidades indígenas; o excesso de poluentes jogadas na atmosfera e o lixo plástico atirado nos oceanos; o assassinato promovido pelo presidente americano e o descaso com os direitos humanos do presidente brasileiro fazem parte de um mesmo movimento de destruição da vida, como a conhecemos.
A maioria não consegue perceber que o neoliberalismo é um sistema que nega o princípio do direito coletivo porque supervaloriza o egoísmo oriundo da falsa ideia do mérito individual.
Precisamos voltar a acreditar que somos parte da teia da vida; somos um dos seus fios; apenas um fio, mas sem ele a teia fica incompleta. Precisamos voltar a acreditar que o que acontece há dezenas de milhares de quilômetros têm a ver diretamente com cada um de nós.
Estou dizendo isso para lembrar que não podemos ficar indiferentes aos acontecimentos globais. Não podemos e nem devemos aceitar que uma única versão de história nos impunha a verdade. Não devemos aceitar que um sistema financeiro dê ordem sobre todas as outras formas de fazer economia. É assim que penso. É assim que ajo. É para isso que trabalho. Não admito fechar os olhos para tudo o que acontece ao meu redor, especialmente se fere a dignidade da pessoa humana e dos seres não-humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas