Daniel Munduruku na Fundação Roberto Marinho

Estive na Fundação Roberto Marinho para um agradável bate papo com educadores que estão trabalhando com dois títulos de minha autoria que a prefeitura do Rio de Janeiro adquiriu para os alunos da rede de ensino.
A FRM montou um lindo material de apoio para que os educadores possam se aprofundar nos textos e extrair deles sua essência. Os dois livros adquiridos foram Catando Piolhos, Contando Histórias (Brinque Book) e Como Surgiu - Mitos Indígenas (Callis).
 Durante dois períodos tive a oportunidade de conversar com os educadores sobre o contexto das sociedades indígenas brasileiras. Fiz-lhes notar que não basta "ler uma história de índio" para que a tarefa educativa esteja cumprida. É necessário, antes de mais nada, contextualizar a realidade onde a história está inserida. Fazer apenas a contação sem oferecer outras informações é repetir estereótipos, maquiar a realidade, empobrecer a experiência de humanidade destes povos ancestrais e continuar tendo uma relação distante com eles e com sua compreensão de mundo e de humanidade.
Os educadores, grupos que estão num processo de formação bem adiantado, receberam a "novidade" com o coração muito aberto e puderam praticar a máxima de Paulo Freire: só ensina quem aprende.
No final recebi dois exemplares do material elaborado pela FRM. Posteriormente eu os li e, tirando alguns vícios de linguagem (índio, tribo...), o material é rico e merece ser conhecido por todos os educadores do Brasil.
Fica minha gratidão à FRM e a seus organizadores pela oportunidade de interagir com seus educadores e formadores.
Como Surgiu
Abaixo seguem as capas dos dois volumes preparado para os educadores.

Catando Piolhos, Contando Histórias

 No final do encontro consegui registrar algumas imagens com os professores presentes. Compartilho com todos vocês.







Comentários

Postagens mais visitadas