PIMENTA NO OLHO DOS OUTROS É REFRESCO!
Estive recentemente na Feira do Livro de Campos dos Goytacazes, uma linda cidade do Rio de Janeiro. Lá tive a oportunidade de apreciar não apenas a beleza natural, os diversos pontos turísticos [favorecidos por uma história colonial bastante rica] e as grandezas deste que é o maior município do interior fluminense com seu visível crescimento econômico, mas também sua fome de cultura e de leitura. Isso eu vi com meus olhos e ninguém pode negar.
Lá conversei com os pequenos leitores. Tive a rara oportunidade de encontrar outros escritores, ilustradores, artistas, pensadores que davam seus depoimentos com alegria e vibração assumindo o espírito que pairava no ar. Era um espírito bom, alegre, feliz. Um espírito que emanava conhecimento e descontração, dois elementos básicos de uma realidade ainda esquecida: conhecimento gera alegria. As duas juntas geram sabedoria. Fórmula simples e fácil de perceber.
Encontrei também professores. Tive a oportunidade de conversar com eles sobre os saberes indígenas e sua interação com a vida. Pude apresentar-lhes alguma coisa da grande sabedoria acumulada por nossos povos ao longo dos milênios vividos. Foi uma conversa muito agradável no seu todo.
Como sempre, no entanto, minha conversa suscitou uma questão que parecia estar latente naquele grupo. Uma pessoa me indagou sobre o infanticídio entre os povos indígenas. Foi uma pergunta sem nenhuma intenção de polemizar. Realmente a professora queria ouvir minha opinião a respeito e por isso me senti absolutamente a vontade para expressar meu sentimento a respeito daquela questão que está sempre no imaginário das pessoas, especialmente depois que são “provocadas” pela imagem que a televisão evoca em suas mentes.
Fiz questão de levantar alguns pontos [que me parecem esquecidos pela própria impossibilidade da resposta]:
1. Não se pode fazer uma pergunta tão genérica a um indígena [e aí lembrei aos presentes a diversidade dos povos indígenas brasileiros]. Perguntas genéricas mostram a fragilidade da argumentação;
2. Uma pergunta desse tipo traz consigo um juízo de valor muito perigoso [assim pude mostrar como a imposição de um pensamento sobre outro é sempre devastador e motor de incompreensões e intolerância];
3. A necessidade de se usar o senso crítico ao ouvir/ler/ver uma matéria “jornalística” [e aqui pude dissertar sobre os aparelhos ideológicos a serviço do sensacionalismo e da “piedade”];
4. Que olhar a cultura do outro com os olhos da cultura ocidental é, quase sempre, dar um tiro no próprio pé [e aqui pude lembrar que “pimenta no olho dos outros é refresco” ou “é bom olhar para a sujeira do próprio quintal antes de olhar para o quintal do outro” ou ainda (parafraseando Jesus, o pajé) “tira antes o cisco do teu olho, pecador”].
Disse tudo isso com a certeza de que não estava dando respostas absolutas, apenas jogando piolhos. Aprendi com Sócrates, o atleta, que dava verdadeiras “lavadas” utilizando o calcanhar. Este [o calcanhar] que era o ponto frágil de Aquiles, o semideus grego  que era conquistador como Edir Macedo que onde toca vira ouro, feito o rei Midas que morreu por absoluta ganância. Ao menos Aquiles e Midas faziam riqueza pela guerra física. Já Edir Macedo o faz usando a ignorância das pessoas. Nesta luta não há dignidade.
A propósito:
1) Não estou afirmando que em Campos dos Goytacazes é que tudo começou. Lá foi apenas mais um lugar onde se manifestou a questão que aparece em todos os rincões e voltou à cena porque a rede Record de Televisão veiculou [mais uma vez] uma matéria execrando o “infanticídio indígena” e apresentando a ação salvadora de uma missionária que lá estava para “salvar” a alma daqueles pervertidos... E que no final pedia dinheiro para a missão salvadora não acabar. Cruzes! Voltamos à idade média (?)!!!
2) INFANTICÍDIO [conceito que não se enquadra no modo indígena de vida] NÃO EXISTE ENTRE OS INDÍGENAS BRASILEIROS.
Pense nisso!!!
Tenho dito.

Comentários

  1. Olá caro escritor-professor, muito importante suas palavras a cerca do modo de vida indígena especialmente sobre seus hábitos ao tratar as crianças, que, como dizem os parentes "As crianças são os tesouros do mundo". Tive contato com materiais sobre o povo Xokleng do sul do Brasil e fiquei muito gratificada de saber que eles tem em suas aldeias crianças de diversas etnias pois, quando as encontram nas ruas pedindo esmolas eles oferecem suas aldeias, seu carinho e apoio. Os Xokleng mantém o hábito de cuidar das crianças venham elas de onde vier e não somente das crianças indígenas. Um belíssimo exemplo para todas as sociedades! Um forte Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Infanticídio? Junção de palavras órfãs, conjugação de opostos. De um lado a pureza de uma poeirinha de gente - pueril! Do outro, a foice que seifa a seiva de vida! Sim, há..e muito! Desde a negligência, à falta de amparo e assitência, do berço ao féretro! Falta médico, remédio, leito e leite, emprego, comida, casa, cama, colchão, pijama, cobertor... sobra corrupção, sujeira, desemprego, abuso, proselitismo! Privilégio: não só dos indígenas, mas de qualquer brasileiro dependente da “res-publica” ... Assim, sacrifiquemos um dos nossos para salvarmos ao menos um durante a fuga! Do saudoso amigo "das neves"!

    ResponderExcluir
  3. Caros, obrigado pelas palavras. As pessoas não fazem ideia do que ocorre neste mundão indígena e resolvem tudo através dos conceitos preconcebidos e infundados. Isso tem levado muita gente à "fogueira", real ou simbólica.
    Obrigado pelos comentários.
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel, a sua visão de Educação é de encantar a Alma.
    Gostaria de publicar em meu blog "ALMA DE EDUCADOR" a sua colocação e esclarecimento.
    http://almadeeducador.blogspot.com/
    Att Ângelo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas