Associações indígenas investem no meio ambiente

Por Ormiza Soares
A associação indígena Metareilá, por meio de seu coordenador Almir Narayamoga Surui, adquiriu esta semana 20.455 mil mudas de essências nativas, frutas e matas ciliares, que serão utilizadas na proteção de rios e recuperação de nascentes no município de Cacoal. 

De acordo com a assessora de comunicação da Associação Metareilá, Ana Paula Albuquerque, as mudas irão beneficiar 7 aldeias da terra indígena “Sete de Setembro”, outra comunidade indígena, a associação Garahpameh Surui, será contemplada com duas mil mudas. Ela informou que a iniciativa é uma das ações desenvolvidas no projeto Pré-carbono e tem por objetivo a preservação ambiental.

A Prefeitura fez o transporte das mudas por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). De acordo com o assessor de assuntos indígenas, Francisco de Assis, todas as atividades indígenas e projetos de sustentabilidade têm o apoio da Prefeitura, que investe em infra-estrutura e oferece assistência técnica às associações. “O prefeito Francesco Vialetto tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente e essas mudas vão auxiliar na proteção dos rios e recuperação de nascentes”, afirmou. 

O assessor informou ainda que a aquisição de mudas é a primeira etapa do projeto pré –carbono em 2010. O total para este ano é de 39 mil mudas que serão adquiridas no segundo semestre.   Ele parabenizou o coordenador Almir Surui pela iniciativa. 


Autor : Assessoria   Fonte : Assessoria Portal Rondônia

Comentários

Postagens mais visitadas