Índios na Escola será tema de projeto cultural

13/07/2009 - 16h21

Com o objetivo de apresentar a cultura indígena na capital de Mato Grosso, a ASAMUR – Associação dos Amigos do Museu Rondon realizará o Projeto Ritude Enare – A oficina do saber, a partir do mês de agosto. O Lançamento do Projeto acontecerá na quarta-feira (15/07), às 9h no Museu Rondon, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



Na ocasião será oferecido um café da manhã aos presentes que terão a oportunidade de conhecer as novas peças adquiridas para o Museu Rondon. O Acervo conta com mais de 170 objetos de diferentes etnias que foram adquiridos com o recurso do Patrocínio do Programa Petrobrás Cultural. Esse acervo composto por grandes máscaras, bancos, esteiras, entre outros objetos de uso indígena, serão levados para exposição nas escolas.



O Ritude Enare



Ritude Enare, no idioma Bororo, é similar á “A casa onde se faz arte”. Pensando nisso o Projeto visitará oito comunidades escolares entre os meses de agosto e novembro de 2009. Cada visita terá a duração de cinco dias e será aberta á comunidade. Serão oficinas de pintura corporal e dança indígena, contação de histórias, mostra de audiovisual e exposição de objetos indígenas. O Ritude Enare conta com a participação de jovens das etnias Bororo e Umutina e é patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Postado no site de notícias 24 Horas News
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=297731

Comentários

Postagens mais visitadas