DANIEL MUNDURUKU E A NOVA SECRETÁRIA DE CULTURA E TURISMO DE LORENA



N

a manhã desta última terça-feira, dia 16 de fevereiro, tive a alegria de fazer uma visita à secretária municipal da cultura e turismo de Lorena, Juliana Amorim da Costa Barbosa, com quem tivemos a oportunidade de dialogar sobre a continuidade ao Plano Municipal da Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLB) e que já vem sendo construído ao longo dos dois últimos anos e que, entendemos, ser essencial para a valorização da cultura e memória da população Lorenense além, claro, de ser um catalisador de recursos estaduais e federais para a cidade. 


A receptividade da titular da pasta foi total e percebemos abertura importante e necessária para que haja valorização do capital intelectual que a cidade possui, em especial na área da cultura, turismo, ciência e tecnologia.

Na sequência, tivemos a oportunidade de encontrar com a diretora de cultura, Polyana Zappa, que se dispôs a nos acompanhar a uma visita ao Solar Baptista D’Azevedo, prédio histórico adquirido recentemente pela prefeitura municipal. 

Não há dúvidas de que se trata de um prédio com grande potencial turístico e cultural, mas é urgente que se faça uma imediata restauração no mesmo para que não se transforme num grande “elefante branco” para a atual gestão. Neste sentido, sugerimos à gestora a criação da Fundação Municipal da Cultura, uma autarquia com autonomia para buscar recursos financeiros dentro dos mecanismos legais de renúncia fiscal. Entendemos que isso é de suma importância para tornar mais 
dinâmica a atuação do setor cultural da cidade. 
 
Como parte do acervo do Solar está em espaço protegido na Casa da Cultura, retornamos ao espaço para podermos olhar o acervo mobiliário e nos deparamos, de fato, com peças de grande valor histórico e cultural que precisa, e merece, um cuidado de restauração profissional.
  

Encerramos essa visita nos colocando à disposição para eventuais parcerias culturais e com a promessa de fazermos uma visita à biblioteca municipal para, além de a visitarmos, também admirarmos o acervo particular do Solar que está sob os cuidados da instituição.

A esta visita fui acompanhado por Endrews Veccionni, assessor de relações institucionais do Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais.                                           

Comentários

Postagens mais visitadas