10 de abr de 2015

Caravana Mekukradjá - Literatura Indígena em Movimento

O mês de abril começou com toda força e já estou na estrada procurando difundir a literatura indígena. Vou procurar deixar registradas aqui imagens destas atividades para que meus amigos possam acompanhar essa jornada.
A primeira atividade que realizei foi participar do Abril Indígena em Salvador onde fiz a abertura deste evento que contou com a participação de muitos estudantes indígenas que estudam na Universidade Federal da Bahia. No dia seguinte ministrei uma oficina com estes mesmos estudantes para falar sobre criação literária.
Abaixo o relatório de atividade feito por Vanessa, uma das alunas participantes.
Seguem as fotos










































Mesa 1 : A Literatura Indígena no Brasil e lançamento do livro Das coisas que aprendi - com Dr Daniel Munduruku.

No dia 06 de abril de 2015 tivemos a abertura das mesas do Abril Indígena na Ufba, a mesa 1 teve como tema A Literatura Indígena no Brasil e lançamento do Livro Das coisas que Aprendi do Dr Daniel Munduruku.
Realizado no auditório do Pavilhão de aulas Glauber Rocha (Paf 3) as 18:30, o evento teve a presença de vários alunos de diversos cursos e universidades, e principalmente o convidado especial da noite o Dr Daniel Munduruku.
Os mediadores da mesa os alunos do Pet Taquari Pataxó  e Rutian Pataxó deram início a mesa convidando os alunos da etnia Pataxó para fazerem a abertura do evento com o tradicional Awé.
Assim se deu início a palestra, o Dr Daniel Munduruku começou falando de sua trajetória de vida e dos percursos e das lutas que teve que passar para se chegar onde ele está hoje, de forma calma um jeito manso e bem interativo ele nos contou algumas histórias e situações que de certa forma nos prendia e nos fazia refletir.  
Ele também nos contou a história do seu povo Munduruku e as suas dificuldades ao longo de sua carreira, e sempre reforçando o qual importante de nunca desistirmos dos nossos sonhos e objetivos, e de nunca esquecemos as nossas raízes.
A mesa continuou com a abertura para perguntas, tivemos dois blocos de perguntas e curiosidades, e depois de respondidas o Dr Daniel encerra a sua palestra mostranto a importância de ocupamos os diversos lugares na sociedade mais nunca sem perdemos a nossa essência.
Após a brilhante fala de encerramento tivemos o Toré dos estudantes Tuxá, para encerrar a noite e sessão de autógrafos com Daniel Munduruku.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

OUÇA A RÁDIO PORANDUBA

Postagem em destaque

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA

TAWÉ - NAÇÃO MUNDURUKU - UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA WALTER ANDRADE PARREIRA EDITORA DECÁLOGO (primeira edição publicada em 2006)   Prefaciei...

Total de visualizações

INSTITUTO UKA