UFSCar promove colóquio sobre Literatura Indígena


Segunda edição do Caxiri na Cuia aborda oralidade, escrita e filmografia dos povos brasileiros
publicado em 07/05/2013 18:12 | Da Redação K3
Começa nesta quarta-feira (8) e segue até sábado (11) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o II Caxiri na Cuia: Colóquios com a Literatura Indígena. O objetivo do encontro é ampliar o debate a respeito da literatura e da cultura indígena na universidade e também entre professores dos ensinos Fundamental e Médio.
O colóquio também pretende celebrar a resistência da memória indígena e contará com convidados locais, como professores e estudantes indígenas de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFSCar, além de convidados nacionais e internacionais, como líderes indígenas, escritores, jornalistas, poetas, cineastas, músicos e pesquisadores.
A programação conta com mesas de debates que irão discutir temas 

UFSCar tem cerca de cem alunos indígenas
Foto: João Moura
como a literatura indígena, sua oralidade e escrita, além da importância dessa literatura e da cultura indígena no ensino de primeiro, segundo e terceiro graus. Também haverá espaço para a filmografia indígena e para um sarau musical com a participação dos convidados e de graduandos indígenas da UFSCar.
As atividades do II Caxiri na Cuia acontecem na UFSCar e no SESC Ribeirão Preto, onde, além de uma mesa de discussão, também será lançada a exposição "Daniel Munduruku e Outras Gentes", que aborda a literatura indígena produzida por diferentes povos. Daniel Munduruku, protagonista da exposição, é escritor e aluno do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar. Utilizando-se de recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos, a exposição apresenta a vida e a obra de Daniel e coloca o visitante em contato direto com os temas abordados pelo autor que, como um autêntico representante das sociedades indígenas brasileiras, faz lembrar, por meio da exposição, que as comunidades indígenas estão vivas e se organizam para manterem suas raízes e suas tradições.
Confira a programação completa do colóquio na página da UFSCar na internet. Os interessados em participar do evento, que é gratuito, devem realizar as inscrições nos locais das atividades.

Fonte: K3

Comentários

Postagens mais visitadas