Caravana leva literatura indígena para todo país

Caravana Mekukradjá cumpre sua missão em Cuiabá- MT. Feira do Livro Indígena - FLIMT, foi tema de reunião.



Cuiabá recebeu na última semana a Caravana Mekukradjá - literatura indígena em Movimento. A caravana tem percorrido diferentes estados do país com a missão de divulgar a literatura produzida por indígenas e dessa forma, também romper estereótipos tão presentes acerca dos povos indígenas.
Em Cuiabá estiveram presentes Daniel Munduruku, Cristino Wapixana, Rony Wassiri e o Grupo cultural Munduruku do município de Juara.
Com mais de três anos de existência a Caravana realiza contações de histórias, rodas de conversas e saraus literários que envolvem muita música e poesia. Em 2013 a Caravana conta com o apoio do Instituto C&A e de parceiros locais, como foi o caso de Mato Grosso, onde o Sesi, levou o grupo até suas unidades escolares.

Feira do Livro indígena de Mato Grosso

Na passagem por Cuiabá os autores indígenas também puderam se reunir com membros do Instituto Usina, Instituto UKA e visitar a Secretaria de Estado de Cultura. Diversos temas foram abordados, dentre eles, a realização da terceira Flimt - Feira do Livro indígena de Mato Grosso.

A data para a realização do evento ainda está sendo definida, porém é provável que se realize em novembro de 2013. Com o tema A sabedoria das Matas ecoando da cidade, a FLIMT pretende reuniar além de escritores indígenas, artistas, lideranças espirituais e anciãos. Segundo Daniel Munduruku, é importante a valorização dos personagens local. É preciso realizar um amplo debate com as universidades que mantém indígenas em seus cursos e principalmente com os anciões.

Naine Terena

Matéria original: http://oraculocomunica.blogspot.com.br/2013/04/destaque.html




Postagens mais visitadas