Daniel Munduruku, índio e escritor

Postado no Blog da TV CULTURA
28/07/2009 | 18h00 | Mariana Del Grande

Daniel Munduruku é o maior escritor indígena do Brasil. Graduado em Filosofia e doutorando em Educação na Universidade de São Paulo, ele tem 34 livros publicados e seu nome ocupa as prateleiras das melhores livrarias do país.

Diferente da maioria dos índios, que ainda lutam para derrubar conceitos antiquados em relação as suas culturas e tentam conseguir espaço para mostrar as tradições, Daniel Munduruku vive da literatura indígena e conseguiu um feito inédito: seus livros são adotados em diversas escolas públicas e particulares de todo o país! Um passo gigante em direção ao futuro: nossas crianças já começam a conhecer o índio de verdade, ao invés daquele ser nu, limitado e inferior que, durante cinco séculos, povoou a imaginação da sociedade brasileira.

Leia abaixo alguns trechos da entrevista que Daniel Munduruku concedeu ao Blog do A’Uwe por e-mail.




Visite o site do escritor: www.danielmunduruku.com.br

Em breve a Loja Virtual Literatura Indígena



Comentários

  1. Olá Daniel tenho lido alguns de seus livros. Atualmente moro em São Paulo, mas nasci em Itaituba, no Pará. Quero enviar os meus escritos para vc. Como faço? Qual o seu e-mail? Vou ficar muito feliz se vc responder, pois queria que vc escrevesse para o prefácio do livro que vou publicar. É o meu orimeiro livro. Eu tenho 26 anos.

    Aguardo notícias.

    rudineiborges@usp.br
    (11) 2892-6232

    Abraço,

    Rudinei

    ResponderExcluir
  2. daniel munduruku ja li tres livros seus e adorei:

    historias que eu li e gosto de contar

    historias que eu ouvi e gosto de contar

    historia que eu vivi e gosto de contar

    seus livros sao otimos

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel!
    Nunca li nada seu, mas fiquei com muita vontade de o fazer. Na próxima quinta-feira, dia 21-1-2010, vou ter a possibilidade de o conhecer na Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel, já havia lido alguns de seus livros e apreciei muito. Adorei participar do evento ocorrido no último sábado (17/04/10),onde pude cumprimentá-lo.Fiquei maravilhada com a presença de representantes de outros povos indígenas.Todos são muito simpáticos.Abraços da leitora.Glória.

    ResponderExcluir
  5. Estimado Senhor Munduruku,

    sou um estudante de Polonia, quero escrever a minha tese de licenciatura sobre os Mitos de Indios Xingu. Podia-me vc aconselhar alguma coisa? Agradeceria se me contactar.

    janusz.barwik@wp.pl

    Obrigado
    Janusz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas