Sobre a Leitura e outras Drogas

Estive fora de Lorena nos últimos 15 dias participando de eventos literários no Rio e em São Paulo. No Rio coordenei o 6o. Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Foi um sucesso colossal. Éramos 33 pessoas oriundos de todos os cantos do Brasil para celebrar o livro e a leitura. O tema deste ano foi "A Oralidade e as novas tecnologias da Memória".. Quem quiser detalhes pode acessar o blog do nearin citado aqui nesta página. Em São Paulo não foi bem um evento literário, mas como sou adepto da literatura não pude deixar de considerá-lo dessa maneira.
---------------------------------
Eventos literários são sempre momentos preciosos e valiosos para quem gosta da escrita e da leitura. Eles costumam me deixar eufórico como se tivesse ingerido algum tipo de droga. Livros viciam. A leitura vicia. Muitas vezes – ou sempre – no conduz para outros mundos aos quais não estamos acostumados a ir. Não raras vezes nos desnorteia e nos coloca sob impressões vastas que arrancam nossos pés do chão.
Ler é uma droga. Vicia. Divaga. Delira. Corrompe. Dá coragem. Destrói medos.
Há pessoas viciadas em um monte de coisas e em todas elas os sentimentos são sempre os mesmos. Todas compartilham a mesma certeza: somos invencíveis, somos imortais. É que tais vícios vêm acompanhados de uma dose de prazer sem igual dando esta sensação de abandono e união com o cosmos.
-----------------------------------
Na minha infância não gostava de ler. Não havia sido apresentado para o mundo da leitura dos livros. Lia apenas o mundo que estava a minha volta. Era meu vicio aquele. Gostava de ficar horas observando o rio seguir seu curso imaginando os mundos que ele conhecia e que trazia para mim nas histórias que meus avós contavam. Só muito depois é que conheci os livros e os mundos que eles continham e que estavam na cabeça de quem os escrevia. Descobri que minha cabeça era também habitada por muitos mundos. Fiz deles minha droga. E li tudo o que pude. E criei outros tantos mundos para as pessoas delirarem.
====================================
Esta semana esta acontecendo a FLIP, Festa Literária de Parati. Evento que já entrou para o calendário cultural do Brasil. Estive lá algumas vezes como convidado. Um paraíso para os devotados a droga da leitura em todos os estilos: prosa, poesia, ficção, infanto-juvenil, entre outros. Paraty é logo ali. É uma experiência inesquecível.
-----------------------------------------
Aqui em Lorena teremos a posse dos acadêmicos da recém criada Academia de Letras de Lorena. Será em agosto. Uma rica oportunidade para quem deseja conhecer melhor a vida literária da nossa cidade. Pode não parecer, mas aqui também há viciados em literatura. Eventos literários acontecem o tempo todo. Saraus literários costumam acontecer nas casas das pessoas de bom gosto. Infelizmente ficam restritos a alguns poucos contemplados. O ideal é popularizar. Taí uma droga que gostaria que fosse consumida por todo mundo!
Tenho dito.

Comentários

Postagens mais visitadas